O nível médio dos reservatórios chegou a 28,85% – o pior nível da história da medição da companhia.
O rodízio só será suspenso quando os níveis das barragens estiverem acima de 60% e as chuvas estiverem acima da média histórica, conforme a Sanepar.
Entretanto, de acordo com a previsão meteorológica, este quadro só deverá ocorrer a partir de novembro.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai adotar um novo modelo de rodízio no fornecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana, a partir de sexta-feira (14), com a redução do intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento.
Segundo a companhia, a população ficará um dia e meio sem água (24 horas sem e 12 horas para recuperação) e um dia e meio com água (36 horas).
Dicas de consumo:
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.
Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar pisos e pode ser usada na descarga de vasos sanitários.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.
Nesta terça-feira, a Sanepar também lançou a campanha “Meta20”, para que a população economize 20% do consumo de água, que equivalem a 100 milímetros de chuva.
A companhia explicou que o objetivo é alcançar a economia de 20% em um mês, com acompanhamento e análise de cenário a cada 15 dias.
Se não houver redução de consumo e não chover no período de avaliação, existe a possibilidade de ampliação do tempo sem água – caso o índice dos reservatórios fique abaixo de 25%.
Neste cenário, a população poderá ficar 48 horas sem água e 24 horas com abastecimento.
Nesse momento precisamos da ajuda de todos
Fonte: http://site.sanepar.com.br/noticias/sanepar-adota-novo-modelo-de-rodizio-na-regiao-metropolitana-de-curitiba