Coleta Seletiva: Aplique em seu condomínio!

Importância da coleta seletiva

Embora pareça simples, essa atividade precisa ser feita de forma correta para oferecer benefícios a curto e longo prazo para o condomínio e para o meio ambiente. Além disso evita o acúmulo de lixo e restos de comida e a presença de ratos e baratas. Confira a seguir outras vantagens para o condomínio:

1 – Reduz consideravelmente o índice de poluição;
2 – Gera empregos para empresas e pessoas que reciclam o lixo;
3 – Evita mau cheiro e acúmulo de lixo;
4 – Evita acúmulo de sacolas na entrada do prédio;
5 – O dinheiro da coleta do lixo pode ser usado em reparos para o edifício com pintura, manutenção de brinquedos, etc.

A coleta seletiva já é realizada em muitos condomínios, cujos moradores e síndicos se preocupam com o meio ambiente. Além disso, ao implementar esse tipo de coleta, toda a vizinhança e sociedade são beneficiadas também. Mas para que tudo dê certo é preciso seguir algumas recomendações:

1. Conheça o lixo do seu condomínio

É interessante fazer uma coleta seletiva adequada e útil para seu condomínio. A mais comum e básica é a de separar o lixo orgânico (restos de alimentos) do lixo seco. Procure colocar multas para pessoas que jogam resto de comida sem fechar direito o saco, o que causa mau cheiro, traz baratas e ratos para o condomínio.

Outro tipo de coleta seletiva muito usada em condomínios é a que separa o lixo em 4 categorias: metal(amarelo), vidro(verde), papel(azul) e plástico(vermelho). Nesse caso, use contêineres de plástico com tampas abertas por pedal, para facilitar o manuseio e a limpeza dos recipientes.
O importante é fazer com que o morador se identifique com o processo e saiba da importância de separar o lixo para a sua saúde e qualidade de vida.

2. Analise o perfil do edifício

Além de conhecer o lixo gerado pelo seu condomínio, é importante conhecer o perfil de seus moradores. São pessoas idosas que não conseguem descer com o lixo separado ou são muitos jovens? O lixo reciclado até ser pego pela empresa de coleta seletiva ficará no prédio? Terá um espaço adequado ou ficará acumulado, criando sujeira, mau-cheiro e trazendo baratas. Sem contar, um detalhe muito importante.

3. Faça uma campanha de coleta seletiva

Para que a coleta funcione na prática, o síndico deve inserir esse tema nas assembleias de condomínio. É preciso saber a opinião de todos os moradores e após a decisão conjunta oferecer treinamento aos funcionários e moradores do prédio sobre a coleta seletiva.

O ideal também é colocar cartazes no mural de informações, lixeiras instaladas e de fácil acesso, folhetos informativos sobre a coleta, etc. Também podem ser compartilhadas dicas de como aderir a coleta em cada apartamento, mostrando como é simples e que poderá se tornar um hábito.

4. Monitore a coleta seletiva em seu condomínio

Após iniciada, a coleta seletiva deve ser monitorada pelo síndico, para que ocorra de forma efetiva. Procure verificar se os moradores colocam os ítens nos recipientes certos e de forma adequada. Determine multas dentro do que está acertado pelo regimento interno.

5 – Limpeza Adequada

O síndico deve fornecer roupas e instrumentos necessários para os funcionários exercerem a limpeza dos recipientes de forma segura e correta. É importante que a pessoa receba treinamento para o manuseio de certos produtos, e receba pagamento por insalubridade, inclusive se os funcionários forem terceirizados. Além disso, reforce a ideia de que pilhas, lâmpadas e baterias não são recicláveis, pois são tóxicas.

Para facilitar a implantação da coleta seletiva em condomínios procure a ajuda de uma empresa especializada e determine um dia e hora específica para a entrega do material. A relação custo/benefício acaba compensando, pois a coleta seletiva é feita de forma profissional e consciente.

Como recolher o lixo

O primeiro passo para colocar esse projeto em andamento é a aquisição por parte do condomínio, de lixeiras apropriadas e divididas por cor. O segundo passo é procurar a ajuda ou a contratação de ONGs, grupos terceirizados ou da própria prefeitura do município, a fim de que o lixo seja recolhido e transportado ao local apropriado. Essa é uma medida que garante maior segurança no manuseio de materiais inflamáveis, cortantes e até mesmo químicos.

Um outro fato importante é que o material que será reciclado precisa ser estocado de forma correta ( longe do vento e da chuva) até mesmo para ser reaproveitado. Como o caso do papel por exemplo, que precisa manter a qualidade de suas fibras para poder ser reciclado.

Gostou deste post? Aproveite e entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu condomínio a implantar a coleta seletiva.

10 dicas para economizar água no condomínio

Economizar água em condomínios é um dever não apenas dos síndicos, mas também de todos os moradores. Por isso, o uso racional da água precisa ser feito por todos. A água é usada para toda a rotina de limpeza de um prédio, principalmente nas áreas comuns, banheiro, portaria e garagens. Além de utilizar materiais hidrossanitários que economizem água, o síndico e os moradores devem ficar de olho em vazamentos nos apartamentos, por menores que sejam. O indicado é realizar uma vistoria por uma empresa especializada a cada seis meses.

Se o vazamento for do condomínio, o síndico deverá resolver e se for dentro do apartamento, a responsabilidade do conserto é do morador do imóvel. Uma outra dica é fazer a limpeza da caixa d’água regularmente.

O serviço de economia de água pode ser contratado por uma empresa que irá realizar serviços de testes, regulagens, inspeção de vazamentos, campanhas de conscientização entre outras medidas necessárias.

A seguir separamos 10 dicas para você e seu síndico economizarem água no condomínio:

1 – Ter horários para regar os gramados
Se você é o síndico, procure solicitar aos seus funcionários a lavagem da grama pela manhã ou no fim do dia. Evite regar as plantas durante o sol forte. E o principal, não deixe a torneira aberta à tôa. Feche quando não estiver usando.

2 – Tenha um banho consciente
Evite deixar a água do banho aberta à tôa ou enquanto estiver se ensaboando. Abra a torneira apenas na hora do enxágue.

4 – Uso da máquina de lavar roupa / louça
Você sabia que uma máquina de lavar de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água, cada vez que é posta em funcionamento.
Por isso, evite lavar roupas todos os dias e ainda por cima, com poucas peças. Procure acumular uma quantidade razoável de roupa para não desperdiçar muita água.
O mesmo caso acontece com a máquina de lavar pratos. Acumule a louça e não ligue a máquina para lavar apenas para um ou dois pratos.

5 – Escovando os Dentes / Lavando a louça
Uma torneira da pia do banheiro ou da cozinha aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, não desperdice. Conscientize principalmente as crianças para não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes.
Na hora de lavar a louça, só se deve abrir a água quando for enxaguar

6 – Xixi no banho
Você faz xixi no banho? Pois este ato economiza 1 descarga.

7 – Lavando frutas, verduras e legumes
Procure lavar frutas, verduras ou legumes em uma panela com água e depois use a água para lavar as plantas

8 – Uso de aeradores no bico das torneira.
Para economizar água, você pode colocar aeradores no bico das torneiras. Eles ajudam a economizar cerca de 60%, ou seja menos de 2 litros por minuto.

9 – Lavar o carro com balde
Lavar o carro com a mangueira é um hábito comum. Mas se você mora em condomínio, não use a torneira da garagem. Essa prática pode gastar cerca de 560 litros de água em apenas meia hora. Procure utilizar baldes com água.

10 – Regar as plantas com regador ao invés de mangueira
Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, para lavar as plantas, substitua a mangueira por um regador.
Siga as dicas para economizar água acima, e você vai ver que além de ajudar o meio ambiente, no final do mês o resultado virá na conta da água.

Como fazer o cadastro de prestadores de serviços em condomínios

Como contratar prestadores de serviços em condomínios? Consertos na rede elétrica, limpeza da fachada, reparação de vazamentos e outros serviços de manutenção e limpeza do condomínio são de responsabilidade do síndico. Afinal, este deve zelar pela segurança e bem-estar dos moradores.

Mas ao contratar os seus prestadores de serviços, o síndico precisa de recomendações e estudo sobre a reputação da empresa.

  • O primeiro passo é checar a situação da empresa que irá prestar o serviço. Basta checar seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) no site da Receita Federal.
  • Verifique a capacidade da empresa de cumprir o que foi acordado;
  • Converse com antigos clientes e síndicos de outros condomínios;
  • Procure por referências de trabalho;
  • Em caso de obras, verifique algum atestado de capacidade técnica para empresa privada ou órgãos públicos. Esse documento irá atestar a capacidade da empresa para executar a obra em questão;
  • Procure por antigos clientes (outros condomínios) para saber se a experiência foi satisfatória.

Abaixo separamos também outras ações a serem tomadas ao contratar uma empresa terceirizada:

  • É interessante conferir se há processos judiciais contra a empresa. Procure entrar em sites como Reclame Aqui, Procon, etc.
  • Cheque se a empresa respeita os direitos trabalhistas, como oferecer equipamentos de segurança, pagar insalubridade, hora extra, etc.
  • Verifique se a empresa oferece aos funcionários seguro contra acidentes e seguro de vida;
  • Se for uma empresa de obras, verifique a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • Prepare um contrato que deve ser assinado pelas duas partes e exija sempre a nota fiscal.

Mas como fazer o cadastro de prestadores de serviços em condomínios?

Depois da contratação, o síndico precisará ter um controle rígido de quem entra e de quem sai do condomínio. Para que tudo funcione corretamente, a equipe da portaria deve fazer o cadastro dos prestadores de serviço desde o primeiro dia de trabalho..

Hoje em dia tudo é informatizado. O seu condomínio pode contratar também uma empresa especializada com gestão informatizada do condomínio. E se os prestadores de serviço forem contratados por apenas um apartamento?

Mesmo que um único morador realize uma obra em seu apartamento, o condômino precisa entregar ao síndico um Termo de Responsabilidade Sobre Obras antes de iniciar a reforma. Esse documento é nacional e obrigatório, de acordo com a NBR 16280, e é solicitado para garantir a segurança do condomínio e de seus moradores. Além disso, o síndico deve solicitar também ao morador todas as informações dos prestadores de serviço que irão trabalhar na unidade. Desta forma, porteiros e equipe de segurança do condomínio ficam a par da documentação dos funcionários.

Uma outra questão muito importante de segurança é fazer com que o porteiro anote o horário de entrada e saída de cada prestador de serviço. Em caso de mudança de funcionários, o síndico deve ser imediatamente avisado, para poder avisar aos porteiros.

Ficha cadastral prestador de serviço

Como citamos anteriormente, a ficha cadastral deve ser preenchida no primeiro dia de trabalho do prestador dentro do condomínio. O documento pode ser preenchido de forma digital, através de um aplicativo, do computador ou de um tablet. Por outro lado, o cadastro de prestador de serviço em condomínios pode ser preenchido também de forma tradicional, ou seja, a mão pelo porteiro.

O documento deverá conter as seguintes informações:

Data;

Nome completo do visitante;

Empresa para qual trabalha;

Número dos documentos (RG / CPF);

Placa do veículo (caso a empresa estacione na garagem do condomínio);

Unidade visitada (caso a reforma esteja sendo feita em apenas um dos apartamentos); Hora de entrada e hora de saída do prestador de serviço;

Faça um contrato

Uma vez que você encontrou os prestadores de serviço, faça um contrato por escrito com todas as cláusulas necessárias para a contratação. E por fim exija que os prestadores de serviços emitam nota fiscal, para garantir a responsabilidade fiscal e tributária do condomínio. Por isso, a nota fiscal é um importante documento de transparência entre as partes.

Também é importante ressaltar que o condomínio deve realizar a retenção de impostos de alguns prestadores e de outros recolher o INSS sobre o total dos serviços prestados. Consulte uma empresa especializada na contratação de prestadores de serviços para condomínios e boa sorte!